Maria do Pilar Ribeiro - Portugal

Maria do Pilar Ribeiro é a sócia número 1 da Sociedade Portuguesa de Matemática. Foi uma de suas fundadoras, assim como da Gazeta de Matemática. Junto com José da Silva Paulo, foi responsável pela tradução para o português do livro de Hilbert, Fundamentos da Geometria, publicado em 1951 e republicado em 2003.
Pilar Ribeiro nasceu em Lisboa, a 5 de outubro de 1911. Numa época em que não era vulgar as mulheres tirarem um curso, licenciou-se em Matemática pela Faculdade de Ciências de Lisboa, no ano de 1933. Na mesma época, casou-se com o matemático Hugo Ribeiro, que conhecera durante o curso.
Após um estágio no liceu Pedro Nunes, lecionou a disciplina de Matemática no Liceu Camões. No mesmo período, frequentava o Seminário de Análise Geral, organizado por António Aniceto Monteiro.
Entre 1942 e 1946, acompanhou o marido a Zurique, onde este fez o doutoramento. Pilar Ribeiro frequentou então vários cursos de especialização em Matemática na Escola Politécnica Federal de Zurique. 
Em 1947, após os expurgos dos matemáticos em Portugal, o casal partiu para os Estados Unidos da América. Pilar Ribeiro foi então instrutora de Matemática na Pennsylvania State University.
Após o 25 de abril, o casal regressou a Portugal. De 1976 a 1980, Pilar Ribeiro foi professora na Universidade do Porto e na Escola Biomédica Abel Salazar.
 
Adaptado de texto da SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática)
 
Em outubro de 2011, poucos meses após a sua morte, os CTT emitiram um Inteiro Postal com selo e postal mostrando o retrato da homenageada. 
 

Publicado/editado: 10/01/2015