A Escola Politécnica

Uma consequência importante da Revolução Francesa foi a fundação da Escola Politécnica, em Paris. Foi aí que os melhores matemáticos do país, incluindo Monge, Laplace, Lagrange e Cauchy, ensinaram estudantes destinados a servir o Estado francês tanto em posições militares como civis. Os livros da Escola Politécnica foram mais tarde amplamente utilizados em França e nos Estados Unidos.

Pierre-Simon de Laplace (1749-1827) escreveu um texto célebre sobre a teoria analítica de probabilidades e é também lembrado pela transformação de Laplace de uma função e a equação de Laplace na física matemática. A sua monumental obra de cinco volumes Tratado de Mecânica Celeste rendeu-lhe o título de "o Newton de França”. Joseph Louis Lagrange (1736-1813) foi o sucessor de Euler na corte de Frederico, o Grande, em Berlim. Ele escreveu a primeira 'teoria das funções", na linguagem das séries de potências, e o seu livro Mecânica Analítica era um texto muito influente em mecânica. Em teoria dos números, ele provou que todo o inteiro positivo pode ser escrito como a soma de quatro quadrados perfeitos: por exemplo, 79 = 49 + 25 + 4 + 1.

Pouco depois da Revolução Francesa, foi criada uma comissão para padronizar os pesos e as medidas em França e introduzir um sistema métrico. O presidente desta comissão foi Lagrange e os seus membros incluíam Laplace e Monge.

Augustin-Louis Cauchy (1789-1857) foi o analista mais importante do início do século XIX. Ele transformou toda a área da análise real, proporcionando um tratamento rigoroso do cálculo ao formalizar os conceitos de limite, continuidade, derivada e integral. Além disso, desenvolveu praticamente sozinho o tema da análise complexa; 'A Fórmula integral de Cauchy' aparece no selo.

[França 1954, 1955, 1958, 1989, 1994]


Publicado/editado: 01/05/2015