Instrumentos de navegação

Já encontramos alguns instrumentos de navegação, nomeadamente, uma esfera armilar chinesa, um planisfério islâmico e um astrolábio.

As esferas armilares eram geralmente feitas de círculos metálicos que representavam os principais círculos do universo, e foram usadas ​​para medir coordenadas celestes ou para fins pedagógicos. Os outros instrumentos aqui mostrados foram usados por navegadores para medir a altura de um corpo celeste, como o sol ou a estrela polar, de modo a determinar a latitude no mar.
Os primeiros astrolábios remontam à Grécia clássica, mas atingiram a sua maturidade durante o período islâmico. O astrolabio é constituído por um disco de latão suspenso por um anel que é fixado ou seguro na mão. À frente estão artefactos de cálculo usados ​​para fazer medições dos corpos celestes. A parte traseira tem uma escala circular no rebordo e uma barra rotativa. Para medir a altitude, o observador olha ao longo da barra para o objeto e lê a altitude a partir da escala. Para fins de navegação uma versão mais básica e resistente foi desenvolvida, conhecida como o astrolábio náutico.

O matemático e astrónomo judeu Levi ben Gerson (1288-1344) inventou o báculo de Jacob, ou balestilha para medir a separação angular entre dois corpos celestes. Embora amplamente utilizado, tinha uma grande desvantagem - para medir o ângulo entre o sol e o horizonte tinha que se olhar diretamente para o sol. Por outro lado, o denominado quadrante de Davis é uma modificação inteligente em que um navegador pode usar o instrumento de costas para o sol.
[Aústria, 1966; Ilhas Virgens Britânicas 1997; Holanda, 1986; Portugal 1993; St. Christopher, Nevis e Anguilla 1970]


Publicado/editado: 12/07/2015