Jogos Antigos

 

Os jogos têm um atrativo universal e têm sido praticados desde os tempos mais remotos. Muitos exigem grande capacidade e engenho e têm sido submetidos a muita análise matemática. Xadrez e Go são discutidos abaixo; aqui, focaremos alguns jogos menos familiares.


Senet é uma forma primitiva do gamão e data de 3000 a.C. Um célebre exemplar egípcio de 1350 a.C. foi encontrado na tumba de Tutancamon. O jogo era jogado por dois jogadores num tabuleiro com 3 x 10 peças em forma de leão.
Mancala é um jogo de tabuleiro de contagem e captura, jogado com contadores (seixos ou feijões) por dois jogadores. O tabuleiro tem uma série de entalhes, geralmente dispostos em duas filas, com um compartimento maior (o "Mancala”) em cada extremidade. Os jogadores colocam contadores nos entalhes e movem-nos de acordo com regras definidas, a fim de capturar os contadores do adversário. Variações do mancala apareceram em muitas partes da África e da Ásia. Na Indonésia, é conhecido como Dakon (ou Tjongklak), enquanto uma forma anterior, envolvendo quatro fileiras de entalhes, era jogada na África do Sul sob o nome Morabaraba.


Bagha-Chall, encontrado no Nepal, é uma espécie de jogo de damas. É jogado num tabuleiro de 5 × 5 por dois jogadores, que movem as suas peças ao longo das linhas e capturaram as peças do adversário 'saltando sobre' elas. Janggi é uma forma coreana de xadrez, jogado por duas pessoas num tabuleiro de 9 × 10.


[Botsuana 1977; Egito 1965; Indonésia de 1954; Coreia 1985; Nepal 1974]

 


Publicado/editado: 10/09/2015