Tales e Pitágoras


Por volta de 600 a.C., até ao século 5 D.C., a matemática e a astronomia floresceram em algumas partes do mundo de língua grega do Mar Mediterrâneo oriental. Durante este tempo, os gregos desenvolveram o conceito de raciocínio lógico dedutivo, que se tornou a marca de grande parte do seu trabalho, especialmente na área da geometria.


O mais antigo matemático grego conhecido é Tales de Mileto (624-547 a.C.), que, segundo a lenda, levou a geometria do Egito para a Grécia. Ele previu um eclipse solar em 585 a.C. e mostrou como a fricção de uma pedra pode produzir eletricidade nas penas. Na geometria, dedicou-se ao estudo da congruência de triângulos, aplicando-a à navegação marítima, provou que qualquer diâmetro de um círculo divide-o em partes iguais e que os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais.


A figura semi-lendária de Pitágoras (572-497 a.C) nasceu na ilha Egeia de Samos, mais tarde emigrou para o porto grego de Crotona (agora em Itália), onde fundou uma irmandade, a escola pitagórica. De acordo com escritores posteriores, este grupo coeso foi formado para promover o estudo da matemática, filosofia e das ciências naturais. Os pitagóricos supostamente acreditavam que "Tudo é número", e atribuíram especial relevância às ‘artes matemáticas' da aritmética, geometria, astronomia e música. Pitágoras é um dos estudiosos gregos representados no Vaticano no fresco de Rafael “A Escola de Atenas”.


[Grécia 1955, 1994; San Marino de 1983; Serra Leoa 1983]
 


Publicado/editado: 16/10/2015