Matemática mesopotâmica

 

Os primeiros exemplos de escrita matemática apareceram na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, no atual Iraque. Uma tábua com contabilidade suméria, de cerca de 3000 A.C. apresenta mercadorias como, por exemplo, cevada; as três pequenas reentrâncias representam números. O sistema de numeração da Mesopotâmia (ou Babilônico) foi o sexagesimal, o qual ainda é usado por nós na medição do tempo.


Os mesopotâmios gravaram mais tarde a sua matemática, usando um estilete em forma de cunha, em argila húmida que era, depois, cozida ao sol. Milhares dessas tábuas de argila cuneiforme, de 1900 a 1600 A.C., sobreviveram e mostram uma boa compreensão da aritmética (incluindo um valor muito preciso para 2), da álgebra (a solução de equações linear e quadrática) e da geometria (o cálculo de áreas e volumes).


Os mesopotâmios também estudaram astronomia e foram capazes de prever eclipses; em 164 A.C., eles observaram o cometa agora conhecido como o cometa Halley - não em 2349 A.C., como indicado no selo.


[Aústria 1965; Butão 1986; Venda 1982]
 

 


Publicado/editado: 19/10/2015