Matemática: uma história filatélica


Existem muitas centenas de selos postais relacionados com a matemática, que vão desde as primeiras formas de contar até à era do computador atual. Aqui vai encontrar muitos dos matemáticos que contribuíram para esta história - figuras influentes como Pitágoras, Arquimedes, Newton e Einstein - e vai aprender como, por exemplo, a navegação, a astronomia e a arte contribuiram para o desenvolvimento matemático.


Este site é destinado a todos os interessados em matemática e nas suas aplicações.  Embora algum conhecimento de matemática de nível escolar ou universitário seja, por vezes, útil, na maior parte dos casos este requisito não será necessário. Em particular, espera-se também que este site atraia o público filatélico. Esta não é uma história da matemática no sentido convencional da palavra. Vários matemáticos e tópicos importantes são omitidos devido à ausência de selos que os retratem, enquanto outros podem assumir um destaque indevido por causa da abundância de imagens atraentes. Sempre que oportuno, serão os próprios selos a contarem a história.


Os selos postais são um meio fascinante para apresentar a matemática e o seu desenvolvimento ao público em geral. Durante alguns anos, apresentei uma palestra ilustrada intitulada “Os selos através da Matemática” para estudantes do ensino secundário ou superior, sociedades e clubes matemáticos. Desde 1984, também contribui regularmente com uma 'Secção de Selos' para o “The Mathematical Intelligencer”, e, em 2001, escrevi um livro intitulado “Selos através da Matemática”, publicado pela Springer, Nova Iorque. Agradecemos às autoridades postais cujos selos apresentamos aqui. Todos aqueles que sintam que os seus direitos foram violados são convidados a contactarem-nos e nós corrigiremos as situações identificadas o mais rapidamente possível.

[República Checa de 2000; Alemanha, 1977; Grã-Bretanha 1987; Grécia 1955; Portugal 1981]


Publicado/editado: 09/11/2015