O desenvolvimento da computação

Com base no sistema binário de 0s e 1s a era do computador moderno começou na Segunda Guerra Mundial, com o COLOSSUS em Inglaterra, usado para decifrar códigos militares alemães e o ENIAC nos Estados Unidos. Estas máquinas eram grandes e pesadas: ENIAC tinha quase dois metros e meio de altura e continha 17.000 tubos de vácuo, 70.000 resistências, 10.000 condensadores, 1500 relés e 6000 interruptores.

O processamento de dados com cartões perfurados foi desenvolvido por Herman Hollerith para o recenseamento da população norte-americana de 1890. Juntamente com a fita perfurada, estes cartões estiveram em uso alargado por muitos anos.

A primeira geração de computadores eletrónicos digitais atravessou a década de 1950. Esses computadores armazenavam os seus programas internamente e inicialmente utilizavam tubos de vácuo como tecnologia de comutação. No entanto, esses tubos eram volumosos, quentes e instáveis, e foram gradualmente substituídos por transistores. Estes, por sua vez, deram origem ao problema de tentar interligar muitos milhares de circuitos simples para formar um sistema com capacidade de computação suficiente.
Desde os anos 1950 os computadores têm-se desenvolvido a um ritmo cada vez mais acelerado, com um aumento maciço da velocidade e poder e uma diminuição correspondente em tamanho e custo. No final dos anos 1960 assistiu-se ao desenvolvimento de placas de circuito impresso no qual tiras finas de cobre foram 'impressas', ligando transistores e outros componentes eletrónicos. Isto levou à importante introdução do circuito integrado, um conjunto de milhares de transistores, resistencias, condensadores e outros dispositivos, todos interligados eletronicamente e numa única unidade funcional.

Na década de 1970 ficaram disponíveis os primeiros computadores pessoais, para uso em casa e no escritório. As comunicações também foram transformadas com a introdução do correio eletrónico e da Internet; o selo da  Tailândia retrata o rei Bhumibol a verificar o seu e-mail.

[Bósnia e Herzegovina 2001; Costa do Marfim 1972; Japão, 1980; Ilhas Marshall 1999; Noruega 1969; Suíça 1970; Tailândia 1997]


Publicado/editado: 14/03/2015