Abel e Galois

Desde a era mesopotâmica as pessoas resolveram equações de segundo grau usando apenas operações aritméticas e calculando raízes quadradas, e no século XVI matemáticos italianos desenvolveram métodos semelhantes para resolver equações de grau 3 e 4. Mas poucos progressos foram feitos na procura de soluções gerais para equações de grau 5 ou superior, até mesmo por matemáticos como Euler e Lagrange.

Em 1826, durante as suas viagens em França e na Alemanha, o matemático norueguês Niels Henrik Abel (1802-1829) provou que tal solução geral não pode existir. Ele também obteve resultados fundamentais sobre as funções elípticas e a convergência de séries, e vários conceitos matemáticos são nomeados em sua homenagem. Um monumento a Abel por Gustav Vigeland foi erguido em Oslo em 1908.

O trabalho de Abel foi continuado pelo brilhante jovem matemático francês Évariste Galois (1811-1832), que determinou quais as equações que podem ser resolvidas por radicais. Galois teve uma vida curta e turbulenta, sendo enviado para a prisão por ativismo político. Morreu tragicamente num duelo com 20 anos de idade, tendo ficado para posteridade a história, romântica e muito prossivelmente apócrifa, de que na noite anterior teria estado sentado a resumir os seus êxitos matemáticos.

[França 1984; Noruega 1929, 1983, 2002] 


Publicado/editado: 22/04/2015