Desenvolvimentos em França

Durante o século XVII, matemáticos e cientistas cada vez mais trocavam e comunicavam as suas ideias através de publicações e reuniões. Isto levou à criação de sociedades e academias, como a Academia das Ciências Francesa, fundada em 1666. Sob a direção de Bernard Fontanelle (1657-1757), a Academia abriu o caminho para as ideias científicas do Iluminismo em França.

Jean le Rond d'Alembert (1717-1783) foi uma figura importante do Iluminismo. Ele declarou o teste da razão para a convergência de uma série infinita e tentou formular a ideia de limite, de modo a colocar o cálculo numa base firme. Ele foi o primeiro a obter a equação de onda que descreve o movimento de uma corda vibrante. Anos mais tarde, ele escreveu a maioria dos artigos matemáticos e científicos para a Enciclopédia de Denis Diderot, que tentou classificar todo o conhecimento da época.

Os membros da Academia incluíram Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon, (1707–1788), mais lembrado pela sua "experiência da agulha” para estimar p experimentalmente: se atirarmos aleatoriamente N agulhas de comprimento L sobre uma grelha de linhas paralelas à distância d umas das outras, então o número esperado de agulhas que cruzam uma linha é igual a 2NL / π d.

[França 1949, 1966, 1959; Ilhas Wallis e Futuna 1984]


Publicado/editado: 07/05/2015