Johannes Kepler

As observações precisas e alargadas de Tycho Brahe foram inestimáveis para o seu assistente Johannes Kepler (1571-1630). Kepler é lembrado pelas três leis do movimento planetário das suas obras “Astronomia Nova” (1609) e “Harmonia do Mundo” (1619). Os dados de Tycho levaram-no a considerar órbitas não circulares, e Kepler propôs que os planetas se movem em órbitas elípticas com o Sol em um dos focos, a linha do sol para um planeta varre áreas iguais em tempos iguais, e o quadrado de um período de planeta é proporcional ao cubo do raio da sua órbita.
Kepler era fascinado por elipses e outras cónicas, e introduziu a palavra foco na matemática. Somando discos finos, determinou os volumes de mais de noventa sólidos obtidos pela rotação de cónicas e outras curvas em torno de um eixo, antecipando assim o desenvolvimento do cálculo integral.

Ele também estava interessado em poliedros, descobrindo a Cuboctaedro e os antiprismas, e o seu nome é associado com os poliedros estrelados de Kepler-Poinsot. Ele afirmou (erradamente) que os cinco sólidos regulares cabiam confortavelmente entre as órbitas dos seis planetas conhecidos: um cubo entre Saturno e Júpiter, e assim por diante. 

[República Checa 2009; Alemanha Ocidental, 1971; Hungria 1980]


Publicado/editado: 30/06/2015