Recreações Matemáticas

Muitos dos jogos de tabuleiro mais conhecidos são baseados em ideias matemáticas. O Jogo do Galo (Tic-Tac-Toe) desenvolvido no século 19 a partir de jogos 'três-em-fila" existentes como o moinho (Nine Men Morris); dois jogadores revezam-se para colocar o seu símbolo (O ou X) em um quadrado e tentar obter três em fila. O antigo "jogo de caça" (fox-and-geese) permite movimentos horizontais, verticais e diagonais, com 'gansos' que tentam travar uma 'raposa' por que o rodeia, enquanto a raposa pode saltar sobre os gansos e removê-los. O xadrez chinês é jogado até seis jogadores numa placa em forma de estrela; o objetivo é mover as suas peças de um ponto da estrela para o ponto oposto e tentar impedir que os oponentes façam o mesmo.

Até ao ano 1000, a maioria dos labirintos tinham uma forma de sete aneisl clássico. Nos séculos que se seguiram estes deram origem a labirintos cada vez mais complicados, que aparecem em todos os lugares desde livros de quebra-cabeça a jardins ornamentais. Por volta de 1900 algoritmos para escapar de um labirinto foram apresentados por Gaston Tarry e outros.
O Dominó começou a ser amplamente jogado no século XVIII. Em 1871 M. Reiss determinou o número de maneiras diferentes de colocar os 28 dominós (0-0 a 6-6) em um anel; que é mais de três milhões.
O cubo de Rubik, inventado pelo engenheiro húngaro Erno Rubik, é um cubo colorido cujas seis faces podem ser rodadas de forma independente de modo a produzir 43,252,003,274,489,856,000 diferentes padrões; o objetivo é restaurar a cor original de cada face. No início de 1980, quando a loucura do Cubo Rubik estava no auge, foram vendidos mais de cem milhões de cubos.
Nos últimos anos foram desenvolvidos computadores para jogar xadrez e outros jogos; no início estes eram rudimentares, mas agora, com regularidade, batem os mestres. Bridge, um jogo de cartas jogado por quatro jogadores, também é um jogo de estratégia e é fortemente baseado em ideias de probabilidade.

[Hungria 1982; Mónaco 1976; Holanda 1973; Suécia 1985]


Publicado/editado: 06/02/2015